domingo, 6 de maio de 2012

Festival do Rio

Estufa na Mostra Competitiva do Festival da Cidade do Rio de Janeiro
DIA 17 de Maio
                                                    Ocupando o espaço e o tempo!

Próximas apresentações, dias 12 e 13 de Maio


Territórios Sensíveis é um evento de integração de artes, que une diferentes linguagens e um só espaço. Destina-se à difusão do trabalho de artistas independentes em espaço alternativo às galerias e teatros, formando também diferentes públicos, ressonâncias e relações com as obras.
Para o proponente, o Coletivo Kerencaferem – formado por artistas ligados às artes cênicas – a ideia veio de uma possível aliança com o Espaço Cultural Laurinda Santos Lobo, onde seria apresentada a peça Estufa como contrapartida ao espaço por ter abrigado o espetáculo em seu período de construção.  A amplitude e riqueza estética do espaço, no entanto, apontou a necessidade de sua ocupação total e plural.
Nasce então a proposta de uma ocupação sensível do território, visando misturar as ecologias da natureza, da edificação e das sensibilidades dos artistas. O objetivo é ocupar o espaço numa relação criativa com ele, partindo do que já oferece e aplicando-lhe outras camadas.
As instalações – de Lucas Sargentelli e Gustavo Torres – e as ilustrações e luminárias de leds instaladas nas árvores do espaço - de Rafael Balbi -  são permanentes durante os dois dias do evento.
A peça Estufa – criação do coletivo Kerencaferem – se apresenta às 18:30 nos dois dias do evento. O cenário-instalação de Eloy Machado ocupa o teatro antes e após as apresentações.
No sábado, dia 12, show de estreia da banda DiscórdiAcústica abre a casa às 16:oo horas. Dá segmento à programação a banda Corisco, e às 20:oo a apresentação do CANCIONEIRO GENÉRICO DO FIM DOS TEMPOS, um projeto de voz e violão de Ian Dolabella.
No domingo, dia 13, a casa abre com o show da banda Biltre, seguida da banda eletro-acústica Gorilla Brutality e show de pirofagia de ESTEVÃO.
Em ambos os dias, a programação se encerra com uma dinâmica de debate entre os artistas e o publico sobre o material exposto no evento – um espaço de fala e troca sobre as sensibilidades promovidas durante o dia.