Projeto
Texto do Programa
Existe uma ecologia das idéias danosas, assim
como existe uma ecologia das ervas daninhas.
Gregory Bateson
O Projeto Estufa nasceu em março deste ano com a ideia de construir uma ação cênica em resposta ao nosso estilo de vida. Um tipo de pesquisa criativa que nos jogasse frente a frente com nossos hábitos, com a cidade, com a tragédia coletiva que é estar em sociedade na especificidade do nosso tempo. Queremos devolvê-lo a nós mesmos, não permitir que passe em branco, que passe sem resposta. Não permitir que não o ecoássemos nas nossas salas de ensaio.
Estufa, terrário, mini eco-sistema de afetos, de ideias, de processos produtivos. A estufa é uma reprodução miniatura da cidade, e nós - os números – decalques de nós mesmos.
Nove meses após , nossa Estufa é aberta. Foi interessante delimitar suas paredes, suas regras, suas cores. Cada momento em qualquer lugar havia a pergunta: quantos passos para longe ou para dentro eu tenho de dar dessa realidade para que ela possa ser cena? Qual a distancia perfeita? Onde colocamos o vidro das paredes da estufa? O projeto, naturalmente poroso, não permitia que estas respostas fossem sempre as mesmas, e portanto, não permitiu que as perguntas se sentissem satisfeitas. Elas prosseguem então, até agora, e com sorte prosseguirão.
Estamos todos em relação à Estufa. Relativamente fora, relativamente dentro. Somos relativamente livres, relativamente críticos. Somos relativamente um, e relativamente um coletivo. Um coletivo do qual todos, absolutamente todos, relativamente, fazem parte.
Agora que estamos dentro do aquário para que vocês nos olhem, penso que estão vocês dentro do aquário para que nós os olhemos. Todos dentro de nossas relativas estufas olhamos uns para os outros, e com sorte nos perguntaremos, afinal, quem é você. E com sorte saberemos que somos um, e nossos nomes desaparecerão. E, como plantas, poderemos crescer uns sobre e dentro dos outros, e, sabendo disso, saberemos também da liberdade.
Essa peça é uma convocação de proximidade, uma discussão de relação e uma declaração de amor.
Assinar:
Comentários (Atom)